O QUE FAZEMOS

Promovemos o respeito às diferenças e atitudes socialmente responsáveis e solidárias, por meio da Educação Cidadã junto a professores(as) e estudantes, fortalecendo a formação integral.

PEDAGOGIA VIVEN: A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS

O que fazemos?

Para quê?

Como?

A vivência, no contexto da Pedagogia Viven, é uma experiência prática e transformadora que
se utiliza do sentir para transformar. Em parceria com professores(as), apresentamos aos(às) estudantes situações sociais reais, que proporcionam aprendizagens profundas e conectadas às suas realidades.

Essas experiências incentivam a reflexão crítica e o questionamento sobre o mundo ao redor, ao abordar temas complexos e atuais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das competências gerais da BNCC e as habilidades necessárias para o século XXI estabelecidas pela UNESCO.

Nosso objetivo é inspirar atitudes socialmente responsáveis, formando cidadãos(ãs) capazes de interagir e alterar seu entorno de forma colaborativa e ética, assumindo o protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Vivência “Me Engana Que Eu (NÃO) Gosto” realizada com estudantes do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA PEDAGOGIA VIVEN

Capacidade de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças individuais, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo onde todos(as) possam participar e contribuir.

Capacidade de analisar informações de forma crítica e independente, promovendo a inovação e a resolução de problemas de maneira eficaz e colaborativa.

Capacidade de agir com empatia e compromisso em prol da justiça social, promovendo a cooperação e o apoio mútuo em todas as esferas da vida.

Capacidade de atuar de forma consciente e proativa na comunidade, promovendo ações coletivas e individuais que visem o bem-estar social e a justiça.

COMO ATUAMOS NAS REDES

REDES PARCEIRAS

Promovemos um diálogo sistemático com as secretarias das redes estaduais e municipais e com os diretores das escolas particulares a fim de compreender as necessidades e as metas delineadas em seus projetos político-pedagógicos.

TRILHA FORMATIVA

Partimos de uma escuta
ativa para detalhar as trilhas formativas, garantindo que reflitam as necessidades específicas de cada rede.

Nossos percursos são compostos por dois tipos de Vivências para garantir a formação integral do estudante.

APOIO CONTÍNUO AOS PROFESSORES

Biblioteca Virtual
Plataforma do Videos for Change
Plataforma do Cidade em Jogo
Vivenzinho

TROCA DE BOAS PRÁTICAS

É um momento planejado em que professores(as) das redes parceiras compartilham as práticas das Vivências realizadas em sala de aula, e avaliam o percurso formativo. Esse momento permite que eles(as) reconheçam suas conquistas e identifiquem áreas de aprimoramento.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Temos um monitoramento contínuo com as redes parceiras.

Realizamos todos os anos uma avaliação de alcance das competências cidadãs com os professores.

Em nossa atuação, trabalhamos com dois tipos de vivências:

Apresentamos situações e problemas reais, provocando os(as) participantes a refletirem sobre suas percepções e comportamentos individuais, e os(as) convidando a adotarem novas atitudes em prol da coletividade. As Vivências Continuadas são parte de trilhas formativas.

Propomos o desenvolvimento de um projeto no qual os(as) jovens exercem seu pensamento crítico e formulam propostas de ação e mudança que sejam socialmente justas: eles(as) elegem uma causa social, criam soluções e compartilham suas iniciativas com a comunidade. Com a facilitação do(a) professor(a), esse processo de criação coletiva destaca o protagonismo dos(as) estudantes, que se posicionam como agentes de transformação e parte ativa na solução dos desafios sociais.
Atualmente, são duas as opções de vivência: Videos for ChangeCidade em Jogo

Mudando o futuro, Hoje!

O Videos for Change é um projeto que desafia os(as) estudantes a criarem vídeos de 1 minuto sobre causas sociais que impactam suas vidas. Esses vídeos são exibidos em um festival envolvendo a rede de ensino, com a possibilidade de competirem também em etapas nacional e internacional.

Saiba Mais

Gameficação e conscientização

Por meio de um jogo, os(as) estudantes se tornam prefeitos(as) por um dia e aprendem sobre gestão pública de forma dinâmica e divertida. Na sequência, eles mapeiam problemas de suas cidades e propõem políticas para solucioná-las.

Saiba Mais

BIBLIOTECA VIRTUAL

(plataforma desenvolvida pela Viven)

 

Na “biblioteca virtual” os professores acessam um espaço cuidadosamente organizado, com materiais para implementação das vivências, conteúdos complementares e um ambiente de troca de experiências.

Na biblioteca virtual, estão disponíveis:

Plano de aula detalhado para
o professor implementar em
sala de aula

Material da Vivência completo para implementação do professor na sala de aula

Gravação da formação para o professor

VIVENZINHO

O Vivenzinho é nosso canal de comunicação pelo WhatsApp. Nele, os(as) professores(as) e parceiros(as) encontram uma rede de suporte constante, com formadores(as) prontos(as) para orientar, trocar ideias e responder dúvidas sobre nossas vivências, atividades e plataformas da Viven.

CERTIFICAÇÃO

Modelo de certificado entregue aos(às) professores(as) participantes das Vivências Continuadas.

A Viven emite certificação aos(às) professores(as) que participam das vivências.

Para receber o certificado é necessário ter participado de, pelo menos, 75% das formações, registrado na biblioteca virtual suas experiências com os(as) estudantes e respondido às avaliações indicadas ao longo do processo.

As cargas horárias dos certificados podem chegar a 80 horas anuais.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Acreditamos que a melhoria contínua é fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Para isso, realizamos avaliações constantes.

Utilizamos avaliações qualitativas compostas de observações e entrevistas com os professores e estudantes nos encontros presencial de acompanhamento nas redes parceiras.

Ao final de cada trilha formativa realizamos o troca de boas práticas com o objetivo de aprendermos com as experiências dos(as) professores(as) junto aos(às) estudantes na sala de aula.

Realizamos um monitoramento constante de indicadores internos de nossa atuação com as redes parceiras.

Aplicamos um questionário de  entrada e saída com os  professores para avaliar diretamente às 4 competências de educação cidadã: pensamento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e responsabilidade social.

INDICADORES DE COMPETÊNCIAS DE EDUCAÇÃO CIDADÃ

Em 2024, 184 professores responderam a dois questionários sobre suas percepções a respeito das mudanças de atitudes de seus estudantes, sendo o primeiro aplicado antes do início da trilha formativa e o segundo ao término das vivências aplicadas nas salas de aula.

11,79%

16%

11%

14,15%